“A Fazenda 4” começou com cara de “Big Brother Brasil”

Por WALLACE CARVALHO

SÃO PAULO - A quarta edição de “A Fazenda” começou com cara de “Big Brother Brasil”. Os participantes foram confinados antes do programa começar, chegaram de carro até a porta da sede, uma prova ao vivo elegeu o primeiro “Fazendeiro” da semana e o público ficou sabendo que três ex-peões disputam uma segunda chance no reality rural.
Na lista das subcelebridades escaladas nenhuma grande surpresa. Os nomes dos escolhidos vazaram meses antes da estreia e a Record não fez nenhuma alteração nos selecionados. Para dar um gás na edição, a direção decidiu trancafiar os peões quase dois dias antes da estreia. Um a um, eles foram entrando na casa e, assim, os participantes e o público descobriram quem seriam seus companheiros durante os próximos três meses.
Quando o programa entrou no ar, na noite de terça-feira (19), os 14 participantes já estavam confinados há mais de 30 horas. O reality entrou no ar exatamente às 23 horas, um feito para a Record que não costuma primar pela pontualidade. Para quem estranhou o fato de a emissora ter cumprido à risca o horário, é bom lembrar que a edição começou a ser exibida assim que a Globo iniciou a transmissão de mais um capítulo de “O Astro”.
Durante as primeiras horas, o jogador Dinei e a funkeira Valesca Popozuda foram os que mais se destacaram. A ex-garota de programa Raquel Pacheco, famosa sob a alcunha de Bruna Surfistinha, deve ser a Geisy Arruda desta edição. O isolamento da jovem no primeiro dia chamou a atenção de alguns participantes. Compadre Washington promete arrumar bastante confusão na casa. Seus comentários sobre os companheiros com Dinei mostraram que a dupla vai perturbar a paz da galera. João Kleber vestiu a mesma máscara de Sérgio Mallandro na edição passada; já o cantor Marlon parece ter estudado na escola “Daniel Bueno de bons meninos”. Os participantes menos famosos se mostraram acanhados com aqueles que já têm alguma repercussão. A grande surpresa foram os quilos a mais de Thiago Gagliasso. Devia ter feito a dieta do irmão antes de entrar no projeto.
Começa o jogo
Após as devidas apresentações, um Britto Jr. muito mais preparado deu início a prova do “Fazendeiro da Semana”. Nela, os peões precisaram escolher um companheiro para tirar da disputa e dizer porque não queria que seu escolhido fosse o “Fazendeiro”. Um internauta que participou de uma promoção no site do programa puxou a primeira alavanca que eliminou Thiago Gagliasso, dando início à prova. No final, o cantor sertanejo Marlon teve que escolher entre a modelo Taciane Ribeiro e a atriz Anna Markun. O bonitão eliminou a modelo e deu a Anna o cargo de “Fazendeira” e a primeira imunidade.
Paralelamente ao jogo na sede, os telespectadores ficaram sabendo que três ex-peoas estavam confinadas na “Casa da Roça” tentando uma vaga na quarta edição do reality. A atriz Franciely Freduzeski, a ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira e a apresentadora Monique Evans disputam a preferência do público - que poderá escolher uma delas votando pelo telefone e pela internet. Vale lembrar, que em “A Fazenda” os votos têm o mesmo peso.
Ao usar a lógica para determinar quais ex-participantes teriam direito a uma segunda chance – foram escolhidos os primeiros eliminados nas três edições anteriores, os diretores do programa mostraram que ainda têm muito o que aprender quando a tarefa é reality show. Nas redes sociais, Théo Becker era o nome mais cotado para voltar ao confinamento em Itu. Não precisa ser nenhum Boninho para saber que o rapaz faria toda a diferença na atração. Ainda assim, "A Fazenda" fez bonito no Ibope ao marcar 17 pontos de audiência, mas, no primeiro "Paredão", "O Astro" levou a melhor ao marcar 21 pontos. Será que esse grupo é páreo para virar o jogo contra a tuma de Herculano Quintanilha?