Para seduzir times, Globo usará audiência do Campeonato Baiano na Record

Globo usará a baixa audiência do Campeonato Baiano na Record para fisgar times
Mais um capítulo da novela mexicana "Brasileirão: Dor e Tensão" ganha destaque na mídia. Após anunciar que negociará diretamente com os clubes rebeldes (nome dado aos times que decidiram negociar seus jogos individualmente), a Globo tratou de criar atributos que atraiam mais simpatizantes. Por enquanto figuram no grupo dos rebeldes: Corinthians, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba. A emissora espera que este número pule de oito para doze no mínimo.
Uma das cartas que a emissora da família Marinho detém na manga, são os dados de audiência de campeonatos estaduais já exibidos pela Record. Como por exemplo, as praças Bahia e Santa Catarina, que a emissora de Edir Macedo controlou por um curto período de tempo.
De acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin do UOL, os documentos trazem os dados de audiência do futebol em Salvador, entre 2008 e 2010, ano que a Record exibiu os jogos. A tabela que será repassada aos dirigentes esportivos traz a audiência, o share e o número de televisores ligados no horário da partida.
Em 2008, primeiro ano que a TV Itapoan (afiliada da Record)  passou a exibir o torneio a audiência dos jogos ficou em 13,73 com share de 27,12%. Os modestos índices preocuparam os dirigentes locais que trocaram uma audiência de mais de 20 pontos da Globo pelas promessas da rival.
Em 2009, os números apresentaram um crescimento ínfimo. O campeonato atingiu 15,87 de média e share de 32,64%. O pequeno crescimento animou os envolvidos.
Em 2010, último ano do acordo, os dados sofreram uma queda significativa, tornando-se a pior média do Campeonato Baiano. Foram apenas 12,35 de média e 26,95% de share. Bastou isso, para que os dirigentes voltassem atrás a fim de uma segunda chance com a Globo.
Em 2011, de volta à TV Bahia (afiliada da Globo), a audiência do torneio está em 21,41 de média e 49,87 de share até agora. Um crescimento de quase 50%.
A tabela com esses dados será enviada aos interessados. A emissora tentará fisgar os times indecisos com o uso de um ditado popular: "Não troque o certo pelo duvidoso".
A Record, alheia ao racha e tentando equilibrar as pilastras do Clube dos 13, observa toda essa movimentação de longe. É esperar pelas cenas do próximo capítulo.